Quem somos e diretoria
Como Ajudar
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos

 

     


Carta Aberta à Sociedade Brasileira e as Comunidades Ciganas

São Paulo, 10 de Julho de 2012

Prezados cidadãos




Diante do lamentável fato ocorrido no último dia 03 de junho, quando cerca de 600 pessoas em Santo Amaro da Purificação, atearam fogo em um acampamento Calon por “retaliação” à morte de um não cigano, fazendo com que crianças, idosos e mulheres brasileiros de etnia cigana tivessem que abandonar suas casas (tendas) para não morrerem queimados, informamos que nós da Embaixada Cigana do Brasil, continuamos defendendo que medidas efetivas sejam tomadas no sentido de garantir os direitos humanos das comunidades de etnias ciganas brasileiras e a punição dos responsáveis que atearam fogo e saquearam 50 famílias e expulsaram mais de 100 pessoas, entre as quais, crianças e idosos daquela comunidade.
Divulgamos a partir deste momento que a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, notificou a 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e a 1ª promotoria de Justiça de Santo Amaro da Purificação para que tome as providência necessárias e punam os responsáveis pelo crime contra a comunidade cigana daquela região.
Mas essa ação da SDH se deu apenas depois que a mesma recebeu denúncia de um cidadão brasileiro de etnia cigana, Cleiber Machado (membro da Embaixada Cigana do Brasil – Phralipen Romane , em Minas Gerais).

Segundo informações da 3ª delegacia de policia civil de SANTO AMARO DO LIVRAMENTO, BA, várias providências já foram tomadas a saber:

- o resgate de vários bens dos ciganos que estavam em posse dos saqueadores;
- instauração de inquérito para apuração dos fatos;
- e a Prefeitura avisa que cederá terrenos para os ciganos que queiram regressar à cidade.

Informamos, ainda, que este nosso membro Cleiber Fernandes é o responsável pela ação judicial contra a Editora Objetiva e o Instituto Antonio Houaiss pelo fato de que esse dicionário “Houaiss” apresenta o vocábulo cigano com pejorativos que difundem o preconceito e o racismo contra cidadãos brasileiros de etnia cigana.
Parabéns, Cleiber Fernandes Machado! Continuaremos juntos na luta pelo devido respeito aos cidadãos brasileiros portadores de nossa etnia!



Nicolas Ramanush Leite (presidente)
Embaixada Cigana do Brasil – Phralipen Romane
www.embaixadacigana.org.br