CURSOS SOBRE CULTURA CIGANA
quem somos
e books ciganos
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos vídeo aulas sobre cultura cigana
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos Fale Conosco

 

Exposição fotográfica - Crianças Ciganas do Brasil

 

No dia 13 de junho de 2013 a Embaixadora da República Federativa do Brasil, na Eslováquia, a senhora  Susan Kleebank abriu oficialmente,  na Casa Internacional de Arte para Crianças de BIBIANA, a  exposição intitulada Crianças Ciganas do Brasil. A fotógrafa Ingrid Ramanush ofereceu 28 quadros fotográficos de crianças ciganas do grupo Calon, que ainda vivem em acampamentos, na periferia de São Paulo. As fotos revelam que mesmo diante de uma realidade cotidiana abaixo do nível da pobreza, essas crianças exibem a beleza do povo cigano e a felicidade expressa em seus sorrisos. Esta foi a segunda exposição de etnofotografia  desenvolvida por Ingrid, que trabalha com um conjunto de elementos de um grupo específico, os costumes, as vestimentas e os valores culturais de Ciganos Calon.

O bom profissional vê além da foto, consegue ver emoção em uma cena capturada.

 

Registro aqui os meus sinceros agradecimentos a nossa Embaixadora na Eslováquia Sra. Suzan Kleebank pelo incentivo e apoio desta exposição.

Ingrid Ramanush

A exposição ocorrerá até 13 de julho de 2013. 

Exposição Crianças Ciganas Brasileiras na Eslovaquia - fotógrafa:Ingrid Ramanush
Solenidade de abertura da exposição " Crianças Ciganas do Brasil".
Pedro de Souza Dantas - Embaixada do Brasil na Eslováquia, Marian Potrok - BIBIANA, Susan Kleebank - Embaixadora do Brasil na Eslováquia
Marián Potrok - BIBIANA, Susan Kleebank - Embaixadora do Brasil na Eslováquia, Valéria Marákyová - BIBIANA, Edna Ferreira de Sousa - Embaixada do Brasil na Eslováquia
 
Exposição Crianças Ciganas do Brasil - Ministro Patriota
Fico muito feliz que Ministro Antônio Patriota tenha prestigiado a minha exposição. A presença do Ministro em pessoa certamente demonstra que a política do Brasil para com as minorias étnicas é altamente inclusiva e respeitosa.Atitudes como essa servirão como modelo de postura governamental a todos os países do leste Europeu com relação as populações ciganas (Romani).
Parabéns Ministro!

Ingrid Ramanush - fotógrafa