CURSOS SOBRE CULTURA CIGANA
quem somos
e books ciganos
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos vídeo aulas sobre cultura cigana
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos Fale Conosco

     


Julho de 2010 - Participação como representante da Cultura Cigana do Brasil em Trebisov na Eslováquia

O trabalho sério, cuidadoso e fascinante envolvendo o resgate, a manutenção e a difusão de nossas danças e músicas com letras em Romanês fez com que o grupo Vitsa Ramanush liderado pelo casal Nicolas e Ingrid fosse convidado para a noite de gala do International Gypsy Fest em Trebisov na Eslováquia nos dias 23 e 24/07/2010. E lá estaremos ao lado dos maiores nomes da música e dança Roma do mundo.
Por enquanto confiram mais esta façanha no link abaixo.

http://www.gypsyfest.eu - Site oficial

http://www.festivaly.sk

Vídeos do evento nos anos de 2008 e 2009.

Paris Praga Kosice São Paulo

 

 

Paris Praga São Paulo

Da esquerda para a direita, você observa nossa saída do aeroporto de Guarulhos, conexão em Paris, outra conexão em Praga e a chegada em Kosice - Eslováquia.

A importância do International Gypsy Fest vem de encontro com nossas atividades desenvolvidas aqui no Brasil. A saber: nós acreditamos que uma boa forma de manter a cultura se dê através do resgate , da manutenção e difusão dos aspectos mais fortes da nossa cultura, ou seja, a música e a dança.
Jozef Sivak idealizador do International Gypsy Fest propõe que nossa visibilidade em termos de cultura e de presença social ocorra no momento em que representantes da cultura cigana de mais de 10 países se reunam para trocar e congregar informações e experiências.
E neste ano pela primeira vez o Brasil foi convidado através da nossa presença ( Embaixada Cigana do Brasil e Vitsa Ramanush ) onde nos apresentamos na Noite de Gala ( o que equivale dizer que em nosso repertório levamos o melhor da música tradicional ) expondo ao Leste Europeu um pouco da Cultura Cigana Brasileira.

No dia 23/07/2010 ocorreu o Roma Theater Workshop que foi realizado em Trebisov em um bairro extritamente habitado por ciganos, e o evento gratuito possibilitou a participação da população local. Na praça apresentação musical e dança ( reunindo principalmente as ciganas da Eslováquia e do Brasil ). No teatro os jovens ciganos interpretaram as lendas dando as mesmas uma linguagem contemporânea. Também realizaram apresentação de dança romani moderna ( vídeo abaixo ).

 

 

 

Na noite de gala no dia 24/07/2010 nossa apresentação que foi coroada com o pedido de bis ( fomos os únicos a dar bis ) e na sequencia sessão de fotos e entrevista para a televisão STV.
Em nossa apresentação levamos músicas tradicionais romani com a influência da música brasileira contagiando todo público presente. Isso acrescentou ao evento mais um pouco da riqueza mundial que ha na cultura romani em muitos do leste europeu manifestaram surpreza pois imaginavam que no Brasil não havia ciganos. Ouça abaixo 2 das músicas que apresentamos:

botao Pilem pilem

botao Murro Shavo

ÁLBUM INTERNATIONAL GYPSY  FEST