CURSOS SOBRE CULTURA CIGANA
quem somos
e books ciganos
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos vídeo aulas sobre cultura cigana
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos Fale Conosco

Le Paramicha Le Narodoske - As estórias do povo cigano

Este projeto visa mostrar a importância da tradição oral e sua manutenção tendo em vista que a Romanipen ( nossa identidade cultural ) há mais ou menos 6000 anos é passada de pai para filho.

Vivemos em uma época altamente cientificista e tecnológica, isso equivale a dizer que mesmo um povo de tradição escrita ( que possui História ) sente dificuldade em manter suas tradições. E como se isso não bastasse também vivemos em plena era de globalização - momento em que a cultura de determinados povos passam a ocupar a cultura de outros - ; e é por este motivo que desde 1986 Nicolas e Ingrid Ramanush desenvolviam junto aos irmãos de acampamento um trabalho de resgate , fomentação e valorização da cultura Romani realizando as narrativas e a tradução de nossas lendas e mitos. Agora decidimos ampliar a divulgação deste projeto que : em breve tornar-se-a um livro acompanhado de um CD - facilitando dessa forma o acesso ao cigano ( Rom ) que não fale a própria lingua a lenda com áudio e escrita.

Narradores:

Nicolas Ramanush e Ingrid Ramanush

 

 

Lendas em Áudio

O Cigano e o Judeu
O cigano que derrotou o diabo
   
Como o cigano enganou o diabo
Mais uma do meu avô

 

Since 2009 we provide gypsy tales, narrated simultaneously in languages, Romani and Portuguese, in order to rescue, preserve and spread our culture and oral tradition. The Romani legends allow historians could know a little more about our social order and our cultural values. And the importance of maintaining these living legends lies in the fact that: while there is someone to telling a gypsy legend, no one will forget the beauty and greatness of our culture.

   
 
* with subtitles in English
* with subtitles in English
* with subtitles in English
* with subtitles in English

GYPSY TALES É UMA SÉRIE DE DESENHOS ANIMADOS FEITA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS DE ETNIA CIGANA.

Representar a cultura cigana com animação é a mais nova forma de compartilhar tradições. 
A história da série de desenhos animados Gypsy Tales começou em 2013 no estúdio Kecskemétfilm com a direção de Mária Horváth, que queria compartilhar as tradições folclóricas ciganas e mostrar nossos valores culturais. Seu objetivo era coletar histórias folclóricas autênticas e envolver artistas ciganos no processo de criação das animações. Esta inovação permitiu aos artistas ciganos representarem seu patrimônio e ilustrar a sua tradição com a sua arte contemporânea. Alguns dos ciganos envolvidos nessa maravilhosa obra são: Magda Szécsi escritora, Teréz Orsós ilustrador e pintor, József Oláh músico e líder do grupo Parno Grazt, e Erika Varga, chefe de Estúdio.
Neste conto de Magda Szécsi, que claramente está embasado em nossa antiga lenda na qual vivíamos no centro da terra e depois fomos espalhados, podemos encontrar os motivos do difícil destino dos grupos ciganos que são espalhados quando não conseguem agarrarem-se ao cabelo mágico de Doja e espalham-se pelo mundo. O conto da animação está narrado em húngaro, mas basta ver as imagens que como diz o ditado: valem mais do que mil palavras. Parabéns Mária Horvath e Ferenc Mikulás pelos diversos prêmios conquistados. 


   

 

 

EM BREVE OUTRAS LENDAS