Quem somos e diretoria
Como Ajudar
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos

 

     

Lançamento do Livro Atrás do Muro Invisível - Crenças, Tradições e Ativismo Cigano

Atrás do Muro Invisível – crenças, tradições e ativismo cigano. 

Como o título deixa claro, ninguém pode se esconder ou ser escondido “atrás de um muro invisível”. 

Nossas crenças e tradições foram os “tijolos” que usamos para a construção de um muro que deveria nos proteger dos preconceitos, dos estereótipos e até da discriminação que a sociedade não cigana vem lançando há séculos contra nossa Cultura.   

O porquê deste livro: bem, para que possamos nos libertar dos preconceitos (ciganos e não ciganos) precisamos antes de tudo viver numa sociedade livre. 

E uma sociedade livre se faz de livros. E não tenta esconder uma etnia atrás de um muro invisível.

Por esse motivo o livro representa a necessária queda do preconceito e ao mesmo tempo pretende ser a nossa oferta de visibilidade racional ao não cigano quanto ao que seja ser "cigano". 

E o lançamento do livro que ocorreu no dia 1 de Setembro de 2012. Representando desta forma, nossa manifestação pelo 1 de Setembro Gitano , movimento iniciado por Nicolás Jiménes (cigano ativista da Espanha) através do facebook, visando um grande encontro nessa data na Espanha (que espalhou-se pelo mundo) contra a ciganofobia.

Em nome da verdade, no Brasil, graças a Deus, não há exclusão para os ciganos: Se o governo não realiza políticas de integração, também não toma medidas de exclusão social (tais como guetos e bairros ciganos que são vistos em toda a Europa).

Nossos problemas com relação a ciganofobia que enfrentam nossos irmãos na Europa , são pequenos: aqui lutamos contra os estereótipos e preconceito.

 

O livro "Atrás do Muro Invisível - Crenças,Tradições e Ativismo Cigano" está a venda neste site no link VENDA DE LIVROS

 

 

Créditos Fotográficos: Paulo Pepe e Natália André