Quem somos e diretoria
Vídeo-aulas Cultura Cigana
Lingua Cigana - Romani
Oficios Ciganos
Ações Culturais Ciganos e Direitos Humanos

 

     

Premio Betinho - Nicolas Ramanush

 

Prêmio Betinho – Atitude Cidadã

 

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008 tem como objetivo valorizar, dar visibilidade a iniciativas sociais desenvolvidas em todo o país e reconhecer o trabalho de pessoas que, em seu dia-a-dia se dedicam à promoção da cidadania. Quer, também,dar rosto, voz e reconhecimento a quem acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio constitui um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.

 

Nicolas Ramanush Leite, nascido em São Paulo (SP), há 26 anos atua em prol de comunidades ciganas de baixa renda. Atualmente, é presidente da Embaixada Cigana do Brasil e membro de honra da Association Santoise de Gitans, na França.

Dentre suas atividades, destacam-se as ações visando ao resgate e o fortalecimento da cultura cigana, como a Campanha Todos Ciganos São Irmãos; os projetos que estimulam a musicalidade entre os jovens ciganos; e os cursos de alfabetização. Além disso, faz doação de presentes e cestas básicas em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, e, também, arrecada instrumentos musicais e materiais escolar, distribuídos ao longo do ano.

 

Premio Betinho - Nicolas Ramanush